user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

tornar membro arcm

Siga-nos no

instagram

ERASMUS +

LOGOS erasmus web

Aventura nos Pirenéus - Escalada - Via Ferrata de Sorrosal

Dia 3 – 17/07/2024 (manhã) – Valle de Bujaruelo a Broto – (Huevos)

Destino Via Ferrata do Sorrosal / Grau de Dificuldade K3

Do estacionamento caminhamos cerca de 5 minutos até às cascatas do Sorrosal com cerca de 40 metros de altura.

Chegamos lá e fomos comprar os bilhetes, tendo o funcionário presente nos verificado o material necessário que deveríamos possuir para a prática da actividade, o kit de via ferrata, capacete, arnês e, após dadas as orientações necessárias para quem ia pela primeira vez, iniciamos a nossa aventura na via ferrata.

Com umas vistas fantásticas começamos a subir à esquerda e em paralelo à cascata e quando chegamos à primeira parte horizontal da via, tivemos de ter cuidados redobrados, pois havia rochas escorregadias em virtude da água que nos caía de cima, passando essa parte, voltamos às verticais e neste caso a recurso aos degraus das escadas presas à parede, até à entrada da gruta.

IMG 20240722 WA0036

Na gruta tivemos de percorrer sem protecção de segurança, um corredor com fraca luz, utilizando apenas as mãos e os pés de encontro às paredes laterais, pois ainda havia uma forte corrente de água, mas um a um, lá passamos todos, sem ninguém molhar os pés.

Depois de sairmos da gruta, colocamos de novo a segurança, continuando assim o percurso da via ferrata, no canhão vimos uma “piscina” de água que tivemos de atravessar, da esquerda para a direita, recorrendo a ponte tibetana e após essa travessia chegamos a uma parte onde encontramos malta a fazer canyoning e logo após uma zona de descanso onde aproveitamos para comer alguma coisa.

Após nos alimentarmos, continuamos o nosso percurso pela montanha até ao final da via ferrata, com diversas partes diferentes, mas não tão difíceis como as do seu início.

Ferrata fantástica, com vistas maravilhosas, onde reinou sempre a boa disposição, sendo que o caminho de regresso ao estacionamento, foi feito descendo de uma mata até à vila, passando-se em ruelas muito rurais e bonitas.

IMG 20240723 WA0114

Antes do regresso ao camping, fomos ainda almoçar e beber umas cervejas, sabendo nós, que à tarde teríamos um trekking para desgastar mais energias.

Maria Vieira

Ver fotografias da actividade aqui

Logística e números da actividade: