user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Plataforma colaborativa de recolha de dados ambientais

tornar membro arcm

Siga-nos no

instagram

ERASMUS +

LOGOS erasmus web

Aventura nos Pirenéus – Trekking - Caminhada a Torla-Ordesa

O sexto dia nos Pirenéus, foi de quase descanso, pois para além de termos tido tempo para um almoço  de faca  e garfo, compra de recuerdos e visita às ruelas de Torla-Ordesa, também houve tempo para um Trekking de mais de 21 km, num dia quente que convidava mais a um banhoca no rio Ara, que, escusado será dizer, não chegou a haver.

20240719 153534
Tirando essa falha, menos grave, o dia de caminhada foi excelente e demonstrou-nos que, querendo, sempre se arranja onde caminhar, sem se ir para muito longe e foi o que fizemos, com partida e chegada ao nosso camping em Vale de Bujaruelo.

Na descida para a ponte de Los  Navarros, optamos pela margem direita do rio Ara e por um trilho de pé posto, muito bonito, que passa por uma cascata, agora só com um fiozinho de água, mesmo assim local ideal para algumas fotos.

Da ponte, fomos à procura do antigo Centro Interpretativo do parque do Vale de Ordesa, mas tal cá como lá, encontramos um belo edifício semiabandonado a necessitar de outro fim.

De volta à ponte e ao trilho, desta vez já na margem esquerda, com a presença de muitos caminheiros, que subiam ou desciam pelo mesmo caminho, com muita sombra e o correr das águas, como refrescante bem-vindo.

Pirineus 037

E chegou-se a Torla-Ordesa para o almoço já falado, a visita ao pueblo e as comprinhas dos imans e outras coisas de recuerdos, tendo depois se regressado ao Camping de Vale de Bujaruelo, por outro sendero a meia encosta e depois, já na parte final e após a foto de grupo, pela outra margem do rio, por entre uma floresta de árvores muito altas, até se dar por concluída mais uma bela caminhada.

E ao sétimo dia, também não houve descanso, como poderão verificar na próxima e última crónica, desta nossa Aventura nos Pirenéus.

Valdemar Freitas

Ver mais fotografias aqui

Logística e números da actividade

Dia: 19-07-2024

Participantes sócios: 6

Estreantes no Trekking: 0

Ponto de partida e chegada:  Camping Vale de Bujaruelo

Tempo em Movimento: 5:50:25 h

Distância: 21,36 Km

Acumulado D+: 718 m

Altitude: 968m (mínima) e 1252m (máxima)