user_mobilelogo

small spapsmall bttsmall canyoningsmall escaladasmall espeleosmall montanhismosmall snowboard skismall trekking

Atividades Secções

April
M T W T F S S
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

Selecionar por Secção

 

 

tornar membro arcm

ERASMUS +

 

LOGOS erasmus web

Siga-nos no

 

facebook

 

instagram

19 Julho 2025 (Sábado)  

Encontro marcado para as 08h00 da manhã, no parque de estacionamento do Minipreço de Ermesinde. Depois dos carros "atafulhados" de logística, siga para os Pirinéus.
Tudo a correr bem até às 12h00, quando uma das viaturas começou a dar problemas e respetivas dores de cabeça. Por obra do divino espírito santo, conseguimos um mecânico a 5 minutos de fechar para o fim-de-semana. 

Depois de umas centenas de euros gastos num injector, e compras feitas no supermercado, seguimos viagem com destino a Soncillo, Burgos - El Capricho de Clemente. 

Dia 20 Julho (Domingo)

Saída pelas 06h da manhã, em direcção á barragem de Cap Llauset, situada a 2.200 metros de altitude.

Chegados ao destino, começamos rapidamente a organizar as mochilas que nos levaria ao refúgio de Cap Llauset (3 km – 1,5h de caminho) pelo GR 11. 


Dia 21 (Segunda-feira)

Ataque ao Aneto (3.404 mt de altitude)

Saímos pelas 07h00, hora que veio a revelar-se tardia... o trilho tinha tanto de belo como de duro. Éramos castigados por pedras graníticas que nos castigavam as articulações, como a seguir éramos recompensados por belos lagos glaciares com água que deslizava das alturas.

O sobe desce era constante e o calor fez-se sentir de forma intensa. Depois de avaliarmos foi decidido abortar a ascensão ao pico, ficamos a poucas centenas de metros da glória, o trilho necessitava de pelo menos de mais 2h de trabalho.

Não conseguimos conquistar o Aneto... já temos desculpa para voltar. 

IMG 20250729 WA0118


Dia 22 (Terça-feira)

Saída  Cap Llauset por volta das 08h da manhã, destino a Eriste – Benasque, de onde partia o autocarro que nos levaria ao trilho do parque de estacionamento de Espigantosa (3,5km) até ao refúgio de Angel Órús, situado a 2.150m. 

Instalados, apreciamos a fantástica paisagem envolvente com montanhas únicas de desnível impressionante. As famosas marmotas pirenaicas fizeram-se notar com os seus "guinchos" característicos, assim como o zumbido das cigarras.


Dia 23 (Quarta-feira)


Ataque ao Posets (11km – 3.375m de altitude) .


Foram 7h30 de actividade para vencer este pico pirenaico.


A meteorologia ameaçava pouca chuva a partir da tarde, mas na montanha não há certezas e veio mais cedo e em força.


Depois de descermos as pendentes com neve, fomos fustigados por trovoada e granizo forte.
Esta actividade exigiu uma constante mudança de equipamento, foi necessário usar crampons e piolet para atravessar a neve, como foi ainda necessário alterar o vestuário para tempo de chuva e mais tarde novamente para meteorologia mais amena.

A meteorologia privou-nos de apreciarmos as vistas que certamente seriam deslumbrantes.
No final, os treinos compensaram e terminamos de coração cheio de emoções e sensação de dever cumprido.

IMG 20250727 WA0094

Dia 24 (Quinta-feira)


Check-out do refúgio Angel Orús


Via Ferrata Sacs (K3)


Foi a estreia para alguns nas vias ferratas, mas a diversão foi para todos.
Tivemos a companhia do Paulo e da Manuela do Clube Nacional de Montanhismo a que agradecemos a companhia e o apoio dado.

Após o merecido almoço, mochila às costas durante 8km para fazer o check-in no refúgio Estós (1.890m de altitude).

IMG 20250724 WA0026 1


Dia 25 (Sexta-feira)


Ascensão ao Perdiguero (18km - 3.222m)

Embora mais baixo do que o Posets (3. 375m), o trilho revelou-se de uma dureza extrema.
Começando pelo deslumbrante vale de Estós, com riachos e vistas espectaculares, o percurso torna-se rapidamente desafiador pelo desnível significativo e pela tecnicidade. Um mar de pedras de variados tamanhos e formas, cascalheira que exigia máxima atenção a todos nós, tudo isto foi ultrapassado com mentalidade positiva, força, equilíbrio e acima de tudo com espírito de equipa.

IMG 20250727 WA0005

Um segundo grupo, optou por outra ascensão mais fácil, tendo progredido desde o refúgio de Estós, até perto dos 3030m, ultrapassando a linha de fronteira, entre Espanha e França, junto do Lac Gias e atingindo a zona denominada de Los Clarabides, descendo depois pelo mesmo trilho, na companhia de algumas marmotas e de perdizes das neves, entre muita outra fauna e flora pirenaica.

  
Dia 26 (Sábado) 


Check-out refúgio Estós

Check-in no Albergue Mont-Falcó.


O trekking das pasarelas de Mont Falcó e pasarelas de Mont Rebei, são uma combinação de paisagens deslumbrantes com a engenharia dos passadiços num desfiladeiro de cortar a respiração.  


Permitem aos visitantes atravessar este espectacular desfiladeiro, subir as suas paredes e atravessar o rio em pontes suspensas, tornando esta visita emocionante e inesquecível.  
A região é rica em biodiversidade, onde se podem avistar nos altos do desfiladeiro, variadas espécies de grifos.  



Dia 27 (Domingo)


Despedida de Mont Falcó e a dolorosa viagem de regresso.

Dolorosa pelas horas despendidas a conduzir, mas também pela tristeza pelo fim da aventura.


No fim ficam as memórias, os bons momentos, o companheirismo e a amizade que cresce entre as pessoas que participaram nestas actividades de montanha.

Alto Relevo – Pirinéus 2025

Paulo Almeida

Beatriz Silva, Carina Marques, Edite Rodrigues, Maria Vieira, Albino Ribeiro, Augusto Monteiro, Manuel Lima, Tiago Araújo e Valdemar Freitas

Siga-nos em

MEO ARCM 28855
 

 

 

 

Alojamento oferecido por:

logo maquinadigital pq