Mais uma sessão de treino, partilha e capacitação de membros do ARCM das técnicas usadas em desportos de montanha com pessoas com incapacidades motoras e/ou invisuais.
No passado domingo realizamos uma caminhada pela Serra de Sta. Justa com o objetivo específico a promoção da mobilidade educativa de desportistas, da promoção e divulgação do desporto aventura entre pessoas com incapacidades.
Por motivos de força maior, não podemos contar com os principais intervenientes, no entanto, a caminhada foi realizada tendo agora como objetivo o treino na utilização da cadeira Joelette no terreno.
No final da caminhada o Parque das Serras do Porto ofereceu a todos os participantes uma lembrança.
Certamente existirão mais oportunidades para promovermos esta prática e derrubar paradigmas e barreiras.
Obrigado a todas as entidades apoiantes e aos 23 participantes envolvidos (mais um canino).
Com a colaboração da Associação Mais Valongo e com o apoio institucional do Parque das Serras do Porto
No âmbito do projeto ERASMUS+ apoiado pela UE, designado de “Underground Unit” e promovido pelo ALTO RELEVO - Clube de Montanhismo (PT) e a Fundação Espeleosocorro Cántabro, ESOCAN (ES), vimos pelo presente convidar a participar numa caminhada cujo objetivo específico é o da promoção da mobilidade educativa de desportistas, da promoção e divulgação do desporto aventura entre pessoas com incapacidades, bem como a cooperação, qualidade, inclusão, criatividade e inovação ao nível das organizações desportivas e das políticas desportivas.
Esta caminhada tem cerca de 5.5km, não circular, com início na Capela de S. Sabino (Sta. Justa) com as coordenadas 41.1780795, -8.4983977, e terminará na Aldeia de Couce, com as coordenadas 41.1561151, -8.4837064 (*). O início da caminhada é às 09h00 e a mesma terminará por volta das 12h30 na Aldeia de Couce.
Para esta caminhada teremos a colaboração da Associação + Valongo e o apoio institucional do Parque Serras do Porto.
No fim de semana de 29 a 31 de Março os jovens espanhóis do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram contacto com a vertente desportiva da prática das técnicas usadas em espeleologia, o TPV (Técnicas de Progressão Vertical).
Para além da sessão prática, promovemos também uma sessão teórica sobre geoespeleologia, topografia subterrânea e uma sessão técnica para a prática desportiva..
No fim de semana de 17 e 18 de fevereiro realizamos mais um treino no âmbito do projeto ERASMUS + - Underground Unit com os jovens portugueses
Ver mais fotografias aqui
1º Intercâmbio de Jovens Espeleólogos realizado na Cantábria - Espanha, de 18 a 20 de Agosto 2023.
No fim de semana de 13 a 15 de Outubro os jovens espanhóis do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais em Portugal.
Para além do contacto prático da progressão em cavidades com diferentes morfologias, promovemos também uma sessão teórica sobre bioespeleologia.
Mais fotografias aqui
No fim de semana de 18 e 20 de Agosto os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais em Espanha, mais concretamente a Travessia Torca de los Morteros - Cueva Imunia. Para além do contacto prático da progressão em cavidades, foi possivel trocarem ideias e conhecimento de manobras efetuadas em cada País.
Mais fotografias aqui
No fim de semana de 08 e 09 de Julho os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento tiveram o seu primeiro contacto em cavidades naturais. Para além de uma sessão teórica, os formandos poderam aplicar alguns dos seus conhecimentos práticos nestas cavidades.
Nos meses de Março e Abril foram abordados os primeiros conceitos técnicos para os jovens portugueses do WP2 - Mobilidade e intercâmbio de conhecimento. As sessões iniciaram em ambiente indoor (pavilhão gimnodesportivo) mas rapidamente passamos para a prática destas técnicas em cavidade (complexo subterrâneo da mineração romana em Valongo).