Aventura nos Pirenéus – Trekking - Vale de Otal
A tarde avizinhava-se descontraída, sem as exigências dos dias anteriores, mas com a expectativa de nos continuarmos a maravilhar.
Partimos da ponte de San Nicolas de Bujaruelo, por um estradão de terra batida e à medida que nos fomos afastando do rio Ara, fomos subindo e serpenteando até chegarmos a uma cancela que nos abria a visão para um vale encantador.
O Valle de Otal é recortado pelo rio Otal e ladeado por prados verdes, encostas coloridas com uma enorme diversidade de flores com destaque para os matos dominados por caldoneira (Echinospartum spp.) e para os muitos lírios pirenaicos que pintalgavam a paisagem de amarelo e roxo.
Nos picos mais altos em seu redor sobressaia o branco dos bancos de neve que ainda subsistiam.
Chegados à cascata de Otal foi tempo de refrescar e apreciar a biodiversidade de borboletas e de plantas, incluindo inúmeras carnívoras que aqui ocorriam.
Subimos depois mais um pouco mas decidimos que era hora de regressar, cortando agora caminho por alguns dos trilhos de pé-posto que fomos encontrando.
Foi uma tarde de caminhada animada e descontraída que nos valeu mais uns quilómetros nas pernas e a aventura nos Pirinéus, ainda ia a meio.
Carina Marques
Ver mais fotografias aqui
Logística e números da actividade:
Dia: 17-07-2024 (tarde)
Participantes sócios: 5
Estreantes no Trekking: 0
Ponto de partida e chegada: San Nicólas de Bujaruelo
Tempo em Movimento: 3:02:48 h
Distância: 13,17 Km
Acumulado D+: 414 m
Altitude: 1360m (mínima) e 1698m (máxima)
Nível de Dificuldade: Média